sexta-feira, 4 de setembro de 2009
sexta-feira, 19 de junho de 2009
CONCURSO DE MISS FILHA DE JÓ 2009
Objetivo: Este concurso tem por objetivo selecionar uma Filha de Jó para representar a região Nordeste através do XIII Congresso Nordeste das Filhas de Jó Internacional 2009, além de proporcionar uma atividade na qual todas possam testar e aprimorar seus conhecimentos.
I – DO CONCURSO:
a) Este concurso realizar-se-á no dia 31 de outubro do corrente ano, entre Filhas de Jó regulares de todos os estados do nordeste inscritas no XIII Congresso Nordeste das Filhas de Jó Internacional 2009.
b) O concurso terá início às 14h do dia 31 de outubro de 2009 com término previsto para as 18h.
c) Poderá participar do Concurso qualquer Filha de Jó integrante de qualquer Bethel localizado na região Nordeste do Brasil, desde que possua idade entre 16 (dezesseis) e 20 (vinte) anos incompletos.
d) Cada participante terá direito a designar uma Filha do Jó de seu Bethel para acompanhá-la durante todo o processo do concurso.
e) Só será permitida uma candidata por estado, ficando por conta dos bethéis se organizarem para escolher suas candidatas.
f) A elaboração do concurso será realizada por uma Comissão Organizadora composta por 04 (quatro) Past Honoráveis Rainhas (PHR) e Membros de Maioridade (MM) do Bethel #001 “Lírios do Oriente” Aracaju-SE.
g) A avaliação do concurso estará sob a supervisão de uma Comissão de Avaliação, designada por sorteio, que contará com 03 (três) PHR/MM’s, que terão seus nomes divulgados 07 (sete) dias antes do início do evento, sendo vedada a participação de membros de qualquer Bethel participante do Concurso.
h) O concurso também contará com uma Comissão de Auditoria, a ser formada no dia 31 de outubro do corrente ano às 9h pelas acompanhantes de cada Filha de Jó participante de Bethéis dos estados nordestinos participantes do XIII Congresso Nordeste das Filhas de Jó Internacional 2009.
II – DAS COMISSÕES:
a) Caberá a Comissão Organizadora a tarefa de organizar o Concurso de Miss Filha de Jó Nordeste 2009, estabelecer suas regras, realizar as inscrições, elaborar as fases da avaliação, realizar a medição do robe, entrevistar as candidatas durante a 2ª fase do concurso e disponibilizar meios propícios para a sua efetiva realização.
b) A Comissão de Avaliação ficará responsável pela avaliação das candidatas durante as 05 fases por meio de atribuição de notas de 0 (zero) a 10 (dez), levando-se em conta, obrigatoriamente, os itens previstos neste Regulamento.
c) A Comissão de Auditoria será formada pelas Filhas de Jó que estarão acompanhando as participantes e terá o dever de fiscalizar todo o procedimento do Concurso, desde a sua realização até a divulgação do resultado, zelando pelo cumprimento do Regulamento.
III – DA AVALIAÇÃO:
a) Cada candidata receberá, primeiramente, uma ficha em que deverá conter informações básicas, como: nome, idade, escolaridade, interesses e/ou hobbies, habilidades especiais, atividades regulares, Bethel, tempo de ordem e empreendimentos (e/ou cargos) realizados na ordem. Depois de preenchida, esta ficha deve ser entregue a qualquer um dos membros da Comissão Organizadora.
b) Todas as provas serão acompanhadas e julgadas pela Comissão de Avaliação, a qual deverá atribuir a nota conforme os critérios previamente estabelecidos neste regulamento. A avaliação será composta por cinco fases. São elas:
Ø 1ª Fase:
Esta fase contará com uma PROVA ESCRITA contendo 10 questões subjetivas referentes aos conhecimentos da Ordem em sua totalidade. As candidatas deverão resolver a todas as questões num tempo máximo de 40 (quarenta) minutos.
Ø 2ª Fase:
Após o término da prova escrita, será realizada, pela Comissão Organizadora, a medição do robe de todas as participantes, tendo em vista que o mesmo deverá estar em conformidade com as medidas oficiais.
Ø 3ª Fase:
Nesta fase as candidatas serão entrevistadas pela Comissão Organizadora individualmente. As candidatas deverão responder oralmente a 05 (cinco) perguntas obrigatórias. Esta fase será realizada na presença dos congressistas, no local da realização das atividades coletivas do evento.
Ø 4ª Fase:
Será avaliada no decorrer do concurso e, especialmente, nesta fase, a impressão geral das candidatas, a qual será formada pela reunião de alguns quesitos. Os itens a serem analisados são:
o Dicção;
o Sinceridade;
o Boas maneiras;
o Capacidade de expressão e desenvolvimento de suas opiniões;
o Adaptação à situação;
o Impressão física (postura + graça de movimentos + equilíbrio + cuidados pessoais);
Ø 5ª Fase:
Nesta fase será solicitada a apresentação da fala de um posto e dever como consta no ritual, a ser sorteado no momento da apresentação. Cada candidata será avaliada pela Comissão Avaliadora do concurso, na presença dos congressistas. Ainda nesta fase, será levada em consideração a ansiedade provocada pela presença dos congressistas, além da pressão psicológica que geralmente é atribuída a este tipo de avaliação, o que não acarretará a pontuação negativa das candidatas.
IV – DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
a) Cada prova terá um peso de avaliação que compreende a:
o Prova Escrita – peso 01
o Medição do Robe – peso 01
o Impressão Geral – peso 02
o Fala do posto e dever – peso 02
o Prova Oral – peso 03
b) Para a medição do robe, será atribuída uma nota numérica num valor de 0 (zero) a 10 (dez)
c) Cada questão da prova escrita terá valor de 1,0 (um) ponto tendo como nota máxima 10,0 (dez).
d) Para cada resposta da entrevista será atribuída uma nota numérica num valor de 0 (zero) a 10 (dez).
e) A impressão geral terá uma nota numérica num valor de 0 (zero) a 10 (dez).
f) Por fim, a apresentação da fala do posto e dever também será avaliada através de uma nota numérica num valor de 0 (zero) a 10 (dez).
V – DO RESULTADO DO CONCURSO:
a) Para a obtenção do resultado final será verificada a média ponderada que cada participante obteve por meio das notas atribuídas pela Comissão Avaliadora.
b) O resultado do concurso será divulgado verbalmente, no dia 01/11/2009, pela Comissão de Organização após a contabilização das notas.
c) No ato da divulgação do resultado serão lidos os nomes das três primeiras colocadas. No entanto, somente a candidata que tiver obtido no resultado das cinco fases a maior pontuação, isto é, alcançar o primeiro lugar, será eleita a Miss Filha de Jó Nordeste 2009.
d) Após a divulgação desta, será revelada a Filha de Jó que fora eleita a Miss Simpatia Nordeste 2009.
terça-feira, 16 de junho de 2009
Congresso nordeste das Filhas de Jó
http://congressonordestefdj2009.blogspot.com/
quinta-feira, 16 de abril de 2009
sábado, 14 de março de 2009
Não existem traduções oficiais das músicas das Filhas de Jó, estas são as mais utilizadas nas Jurisdições de PE, PB e AL
quarta-feira, 4 de março de 2009
domingo, 1 de março de 2009
Ordem Internacional das Filhas de Jó
A Ordem Internacional das Filhas de Jó é uma Instituição Paramaçônica destinada à jovens do sexo feminino entre 10 e 20 anos (incompletos), visando aperfeiçoamento do Caráter.
Esta Ordem é baseada nos ensinamentos Bíblicos sobre a vida de Jó, sua Paciência perante aos desafios e provações pelos quais teve de passar.
O nome se refere às três filhas de Jó: Kézia, Jemima e Keren-Happouk, que são citadas na Bíblia como as "mulheres mais justas de toda a Terra".
Ela está presente em alguns países: Canadá, Austrália, Estados Unidos, Filipinas, e Brasil. A Ordem está em nosso país desde 1990, foi trazido pelo maçom Alberto Mansur e o Bethel #01 foi instalado na cidade do Rio de Janeiro é chamado "Mater do Brasil".
Para assistir a uma Cerimônia Ritualística ou à uma reunião de um Bethel, é preciso ser um Maçom regular, pai, padrasto, avô ou tutor de um membro ou candidata do Bethel, mulher, com pelo menos 20 (vinte) anos de idade com parentesco maçônico comprovado, o que significa: esposa, filha, neta, mãe, irmã, meia-irmã ou viúva de um Mestre Maçom ou mulher que não possua vinte e um (20) anos mas que seja membro de uma organização cujo requisito para filiação seja parentesco maçônico e elegível para filiação.
História
A Ordem Internacional das Filhas de Jó foi criada no dia 20 de outubro de 1920, na cidade de Omaha, no Estado de Nebraska, Estados Unidos, pela senhora Ethel T. Wead Mick e possui como base o capítulo 42, versículo 15 do Livro de Jó: "Em toda a Terra não se encontraram mulheres mais justas que as filhas de Jó e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos".
Foi organizada com o consentimento de J. B. Frademburg, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Nebraska, Estados Unidos, da Senhora Anna J. Davis, a Grande Mãe da Ordem da Estrela do Oriente, de Nebraska e James E. Bednar, o Grande Patrono. O primeiro Bethel (que significa "local sagrado", onde os membros se reúnem) foi instalado no Templo Maçônico de Omaha, Nebraska. Desde então, os Bethéis se multiplicaram por estes países.
Fundadora
Ethel T. Wead Mick, nasceu no dia 9 de março de 1881, na cidade de Atlantic, Iowa, filha de William Henry Wead e Elizabeth Delight Hutchinson Wead, a mais nova dos filhos do casal. Sua mãe, religiosa, lia todas as noites trechos da Bíblia, fazendo sempre referência ao Livro de Jó, e Ethel alimentava a esperança de que tendo uma filha, esta seria: “Justa como uma Filha de Jó”. Fato este que influenciou, no futuro, a criação da Ordem.
Estudou Medicina no Creighton Medical College em Omaha, onde conheceu William Henry Mick, também estudante de Medicina, com o qual se casou em maio de 1902. Deste casamento nasceram duas filhas, chamadas: Ethel e Ruth.
Entre seus hobbies, a Senhora Mick se dedicava ao canto e à pintura à óleo em Porcelana Chinesa. Colaborava em diferentes clubes de amizades e cívicos. Um desses, a Maçonaria, o que culminou com a criação da Ordem Internacional das Filhas de Jó. Foi Suprema Guardiã da Ordem de 1921 a 1922, no Bethel #01 dos Estados Unidos, que hoje leva o seu nome, Bethel Wead Mick. Vindo à falecer em 21 de fevereiro de 1957.
Lição de Amor
A Senhora Ethel, recebeu de sua mãe, de religião cristã, lições de literatura e drama encontrados no Livro de Jó, decidindo assim doar parte do seu tempo e talento, para tornar possível a todas as moças compartilharem dos privilégios que ela possuía.
Depois de diversos anos de estudos e considerações, com a participação de seu marido, Dr. William H. Mick, e outros colaboradores, ela fundou a Ordem, em memória à sua mãe, Sra. Elizabeth D. Wead.
O principal objetivo da OIFJ, é reunir moças para aperfeiçoamento do seu caráter, através do desenvolvimento moral e espiritual, encontrado nos ensinamentos que destacam reverência a Deus e às Sagradas Escrituras, lealdade com a bandeira do País e às coisas que ela representa e Amor para com os pais e familiares.
Membros
O Bethel possui o Conselho Guardião, formado por maçons, suas esposas, mães e pais de Filhas de Jó, irmãs (maiores de 20 anos) de Filhas de Jó e Membros de Maioridade (são Filhas de Jó que possuem mais de 20 anos) da Ordem que ajudam as Filhas de Jó na realização de seus trabalhos e por esse Conselho passam todas as decisões que as moças venham tomar. Tem o dever de apoiar os membros e participar de todos os eventos e trabalhos ligados à área administrativa, constitucional e ritualística do Bethel, sem interferir nos mesmos.
Os Cargos escolhidos por votação são:
Cargos do Bethel
Eleitos:
- Honorável Rainha
- Primeira Princesa
- Segunda Princesa
- Guia
- Dirigente de Cerimônias
Nomeados:
- Capelã
- Secretária
- Tesoureira
- Musicista
- Bibliotecária
- Primeira Mensageira
- Segunda Mensageira
- Terceira Mensageira
- Quarta Mensageira
- Quinta Mensageira
- Primeira Zeladora
- Segunda Zeladora
- Guarda Interna
- Guarda Externa
- Porta Bandeira
- Coral
Conselho Guardião
- Guardiã do Bethel
- Guardião Associado do Bethel
- Guardiã Secretária
- Guardiã Tesoureira
- Guardiã Musicista ou Guardiã Diretora de Épocas